domingo, 1 de julho de 2012

Gran menu degustação Eñe



Ontem à noite fomos provar o Gran Menu Degustação do famoso Eñe, restaurante de comida espanhola cuja casa "irmã" espanhola é uma das casas estreladas do guia Michelin.

Era nosso primeiro menu degustação e eu estava um pouco receosa por não comer nenhum tipo de peixe ou fruto do mar e a casa ser espanhola, cozinha cuja base são exatamente os peixes e frutos do mar. De qualquer forma resolvi encarar o jantar como um desafio...desafio para o chef!

Bem, a casa é pequena e aconchegante. A iluminação é baixa e o som ambiente é composto por músicas espanholas, que apesar de não serem minhas preferidas, estavam num volume adequado e ajudavam à dar um certo charme ao local.


Logo que nos sentamos, o garçom começou a servir o couvert (R$ 15,00 por pessoa) composto de azeite, flor de sal, azeitonas verdes, rabanetes em conserva e pães servidos continuamente (focaccia de alecrim, focaccia de cebolas, brioche e grissinis), além uma mini porção de batatas recheadas com gorgonzola.

Apesar de não ser barato, o couvert é muito bem servido e o brioche e as batatas recheadas são deliciosos. A batata bem salgadinha ajuda a abrir o apetite para a sequência de pratos.

A seguir, começaram a servir as opções do gran menu degustação (R$ 170,00 por pessoa) que é composto por duas entradas frias, duas entradas quentes, dois pratos principais e duas sobremesas servidos de acordo com as restrições alimentares informadas pelos clientes.

Então vamos ao que interessa:

- Coca de pan con tomate y chorizo (entrada fria): pão crocante, tomate, azeite, sal e chorizo.

Lembra uma bruschetta de chorizo com pouco molho de tomate. Por ter uma quantidade adequada de molho de tomate e chorizo, o sabor era suave mas marcante. A crocância do pão dava um toque especial à entrada.

- Gazpacho  (entrada fria): sopa fria de tomates com toque de legumes crocantes.

Por ser uma das entradas mais famosas da cozinha espanhola, eu estava curiosa para provar a versão da casa. E gostei bastante: o gazpacho era muito cremoso e homogêneo e não tinha o sabor ácido que é muito comum quando pedimos este prato. 

- Creme de batatas parmentier  (entrada quente): creme de batatas com queijo e presunto de parma.

Uma delícia! Um creme de batatas (bem entendido: creme e não purê) com consistência sedosa, servido quentinho e com fatias de presunto de parma em cima que traziam o "salgadinho" necessário para deixar o prato equilibrado.

- Patatas bravas  (entrada quente): popular batata picante espanhola. Rolinhos de batatas fritas servidas com maionese picante.


Sempre tive vontade de prová-las e eis que chegou o dia. Não me decepcionei: as batatas fritas bem sequinhas com a maionese bemmmm picante são divinas. São bem fortes e chamam uma bebidinha para acompanhá-las.

- Arroz cremoso de verduras y celtas (prato principal - Gourmet): arroz aveludado com verduras e cogumelos.

Como eu não como peixes, a opção do chefe foi o arroz com verduras que leva couve-flor, brócolis, aspargos frescos, champignon, shitake e shimeji. As verduras são partidas muito pequenas, o que permite que se misturem bem ao arroz e a cada garfada você tenha um sabor bem diferente.

Adorei! Simples e diferente!

- Lomo de corvina (prato principal - Gourmand): em camada de sal e e purê de mandioquinha.

Segundo o Gourmand, o prato era muito saboroso e delicado. A textura do peixe é bastante macia e o purê de mandioquinha era sensacional.

- Jarrete de ternera lacado  (prato principal): vitela lentamente braseada servida sobre cogumelos.

Esqueci de avisar ao garçom que também não gosto de vitela, por isso fico devendo o comentário. O mix de cogumelos estava delicioso.

O Gourmand achou o prato muito bom!!!

- Sorbet de frutas vermelhas (sobremesa)

Delicioso: leve, refrescante e com sabor marcante de frutas vermelhas. Ótimo como ´"pré-sobremesa": por ser azedinho, deixa uma vontadinha de doce....

- Turrón Helado de Almendras (sobremesa): espécie de sorvete de amêndoas servido com caramelo cremoso.

Muito bom! O sorvete de amêndoas tinha sabor bem marcante mas não era muito doce. O doce da sobremesa ficava por conta do caramelo cremoso que acompanhava o sorvete.

Além de ser saboroso, é um sobremesa diferente em meio às opções repetitivas que encontramos nos restaurantes hoje em dia.
As porções dos pratos são adequadas à um menu degustação e o conjunto compõe um bom jantar.

Achei o valor do menu degustação um pouco elevado mas a experiência de degustar vários pratos "surpresa" em uma única noite é bastante interessante e trás um clima especial ao jantar.
Vale a pena experimentar!

Eñe
Rua Dr. Mario Ferraz, 213
Itaim
São Paulo - SP
Telefone: 11 3816-4333
Site: http://www.enerestaurante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário