sábado, 15 de dezembro de 2012

Finalmente, Zena Caffé!



Há tempos estamos tentando conhecer o Zena Café, mas sempre encontramos um contratempo: cancelamos o jantar, marcamos com alguém em outro restaurante, e por aí vai.....
 
Até que finalmente fomos conhecer o "primogênito" do chef Carlos Bertolazzi (veja também post do Spago) em meio à Semana da Cozinha Regional Italiana, evento que aconteceu em outubro onde cada restaurante participante elabora um menu fechado inspirado na culinária de uma região da Itália.
 
O Zena participou como representante da cozinha da Ligúria e o menu do festival custava R$ 49,00 no almoço e dava direito à antipasto, primo ou secondo piatto e dolce. No jantar, por R$ 85,00 por pessoa, servia-se o menu completo com quatro pratos.
 
As opções disponíveis neste menu faziam parte das opções do cardápio fixo da casa, e como fomos no jantar onde o menu era composto de quatro pratos, pudemos conhecer um pouco melhor os pratos da casa.
 
E agora vamos ao que interessa, nosso jantar:
 
Couvert: composto de deliciosos grissinis com ervas que vem quentinhos e são cortesia da casa.


Antipasto: salada com folhas verdes, pepino, tomate, cebola-roxa, azeitonas e anchova ou focaccia recheada de queijo stracchino.

Eu e Gourmand escolhemos a famosa focaccia de queijo stracchino e constatamos que ela é realmente delicioso como falam por aí: vem quentinha e com o queijo cremoso e abundante totalmente "derretido". O sabor suave não o deixa ficar enjoativo.

 
Primo piatto: trenette ao pesto de manjericão, batata e vagem ou pansotti recheado de ricota, espinafre e ervas ao molho cremoso de nozes.
 
Adorei as opções de massas "diferentes" e elaboradas.
 
Optamos pelo pansotti que veio em porção generosa com a massa cozida bem "al dente" e recheio abundante e suave que harmonizava perfeitamente com o molho de nozes. Delicioso!
 

 Secondo piatto: escalopinho puxado no vinho branco com sálvia, louro e azeitonas verdes, acompanhado de purê de batatas ou terrine de peixe com legumes e camarão.
 
Nossa escolha foi o escalopinho e, apesar de menos surpreendente do que o prato anterior, estava muito bom.
 
A carne tenra com o molho de vinho, juntamente com o purê de batatas, apesar de trivial, estava muito bem executado e assim, muito saboroso também.

 
Dolce: pão de ló embebecido em licor de café, coberto com creme de queijo mascarpone, avelãs e amêndoas ou focaccia doce umedecida em rum e recheada de pêssegos e sorvete de creme.

Minha escolha seria a primeira opção, porém como ela tinha acabado no dia, o garçom gentilmente permitiu que escolhessemos qualquer outra sobremesa do cardápio.

Escolhemos uma focaccia de doce de leite e outra de nutella, ambas servidas com sorvete de creme.

Extremaamente simples e saborosas. Dava para se sentir uma criança comendo nutella e doce de leite de colher, tamanha a generosidade do recheio!



Normalmente me decepciono um pouco com restaurantes muito famosos e badalados, talvez pela expectativa gerada, mas com o Zena foi diferente: ele correspondeu e superou nossas expectativas.

Adoramos e pretendemos voltar em breve!!


Zena Caffé - Jardins

Rua Peixottto Gomide, 1901
Jardim Paulista
São Paulo - SP

Site: www.zenacaffe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário